Encerrado o segundo ciclo das oficinas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação divulgou os números da participação popular nas consultas públicas para revisão do Plano Diretor de Itajaí. Ao todo, foram reunidas 3.187 pessoas dos diversos setores da sociedade.

Com 1561 respostas, o instrumento com maior participação foi o questionário online disponibilizado na página do Plano Diretor. Nos dois ciclos de oficinas foram reunidas 1.366 pessoas, sendo 717 presenças nas oficinas comunitárias entre agosto e setembro 2018 e 649 nas oficinas regionais de prognóstico em março e abril de 2019. Já as cartilhas, instrumento de consulta disponível no material de divulgação, reuniram 260 respostas.

Os temas abordados nas consultas foram levantados pelos morados nas primeiras reuniões e depois discutidos e aprofundados na segunda rodada. Expansão urbana, loteamentos irregulares, maio ambiente, saneamento, limites da cidade, núcleos urbanos, centralidades nos bairros, mobilidade, habitação, áreas públicas e de lazer, ocupação do solo, índices urbanísticos e turismo foram os principais assuntos.

A próxima etapa será a compilação de todas as contribuições. Em seguida, uma oficina específica reunirá os representantes das 30 comunidades do município, escolhidos nas oficinas, e os delegados representantes da sociedade civil.

Depois será a Audiência Pública aberta a toda comunidade e, por fim, os documentos de Zoneamento, Plano Diretor e os códigos de obras e de posturas seguem para a aprovação da Câmara de Vereadores.

__________________________
Informações adicionais:

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
(47) 3341-6071

Compartilhe a notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *